quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Concluído o projeto de Arqueologia no Nicão!

Na primeira semana de novembro de 2014, os alunos envolvidos no projeto: Laboratório de Arqueologia: Um convite à iniciação arqueológica cumpriram a última etapa do estudo.
Depois de aulas teóricas em sala de aula, manuseio de objetos arqueológicos emprestados temporariamente pelo Museu de Arqueologia da USP (MAE), e da Palestra abordando os principais temas da Arqueologia e da rotina de um arqueólogo, ministrada por Job Lobo (arqueólogo convidado), chegou a hora da escavação.

Sob as orientações da professora de História Elaine Bordalo, os alunos dos primeiros anos do ensino médio abriram duas quadrículas, com o intuito de compreender na prática, o conhecimento científico arqueológico, visando também o desenvolvimento da educação patrimonial.
Mas do que encontrar algum objeto, a escavação tinha por objetivo principal o conhecimento, refletindo sobre o passado, a apropriação da identidade e da memória coletiva.
A realização da escavação foi realizada por alunos interessados e estimulados em desvendar a prática arqueológica. Após a abertura das quadrículas e dos conceitos identificados, uma cápsula do tempo ficou no local, a fim de que se o local for escavado novamente, o arqueólogo perceba que o lugar já foi escavado, além de guardar no tempo, a escrita dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.