segunda-feira, 4 de março de 2013

Descobrindo a fotografia...

Um dia desses recebi a visita do aluno Gabriel do 2o. B. Conversando sobre teatro, cursos e atividades culturais em São Paulo, surgiu o assunto fotografia. Ele mostrou algumas fotos armazenadas em seu celular. Observando sua produção, percebi que o aluno estava tentando trazer para as imagens a beleza que observou nas ruas. Vi sensibilidade e vontade em explorar o recurso fotográfico do seu um aparelho celular. Ficou a tarde inteira comigo admirando o trabalho de outros fotográfos. Saiu entusiasmado para buscar novos ângulos e explorar outros recursos como imagens em preto e branco, filtros etc.
As máquinas fotográficas digitais hoje são muito acessíveis e populares. A quantidade de fotos produzidas diariamente é gigantesca. Infelizmente é um recurso pouco explorado por professores e alunos. Nas aulas de Geografia, por exemplo, a fotografia pode ser usada para trabalhar o conceito de paisagem. É um excelente recurso para leitura e interpretação do espaço. Sugiro aos professores de geografia o artigo "A fotografia como recurso didático no ensino de geografia" de Arno Bento Mussoi e Wanda Aparecida Pacheco dos Santos, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/785-2.pdf . Neste artigo há sugestões para a utilização de fotos nas aulas de geografia.
Há várias sugestões didáticas disponíveis na internet. No site "Brasil Escola", encontrei outro texto interessante sobre o uso de fotos como recurso didático. Fica mais essa dica de leitura: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-uso-fotos-sala-aula.htm.

Agora vamos apreciar a produção fotográfica do Gabriel?

As fotos abaixo mostram o olhar de um aluno. Quem sabe podemos estimular outros alunos a fotografarem mais que rostos para capas das famosas redes sociais?

E você aluno? Quer mandar uma foto para publicarmos aqui?
Tome coragem e envie seu material para andronicao@gmail.com. Selecione duas fotos de própria autoria, escreva seu nome completo e aguarde a publicação.

Prof. Mara - sala de leitura.

 

 Todas as fotos são de Gabriel Nascimento Santos, 2o. B - manhã.



 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.