quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Roteiro para discussão do filme “Daens – Um grito de justiça”. Prof. Gançalo


Roteiro para discussão e elaboração (em grupo) da análise

sobre o filme: “Daens – Um grito de justiça”.

O grupo, após ter assistido ao filme, deve realizar uma interpretação, seguindo (ou não) a ordem proposta pelo roteiro. No entanto, os principais pontos indicados devem servir de base para a discussão, e devem estar contemplados na abordagem e no texto desta atividade.

O conteúdo deste bimestre, o material de leitura, desde os que foram orientados do livro didático (TOMAZI, Nelson D. “Sociologia para o Ensino Médio) e dos textos da apostila (Caderno do Aluno – Vol.3), ou mesmo as aulas e os textos orais que desenvolvemos em sala de aula, devem servir de base, juntamente com o próprio filme (objeto direto da discussão), para a análise do grupo. A discussão gira em torno das questões relativas ao tema “Trabalho e sociedade”. Deem preferência a estes materiais de consulta. Se quiserem ler, obviamente não tenho como impedir, no entanto, não podem usar nada escrito sobre o filme que conste na Internet (haja vista a péssima qualidade de uma série de trabalhos que li sobre o filme nestes últimos dias, para preparar esta atividade...) a não ser informações técnicas, como o ano da produção, diretor etc. Portanto, o material de consulta é este que especifiquei acima e/ou bibliografia clássica, dicionários, livros etc. Tudo que utilizarem como consulta deve ser devidamente citado e indicado na bibliografia.

Sendo assim, para elaborar o trabalho de análise desta obra cinematográfica, procedam a uma discussão que considere os seguintes pontos (eixos de discussão):

- contextualização;

- caracterização do padre Daens;

- relações de trabalho no interior da fábrica;

-divisão do trabalho;

- os diferentes grupos sociais, quem são e como estão representados? (liberais; socialistas, radicais, partido católico, trabalhadores, igreja católica, políticos etc.)

- qual a relação que o filme indica entre o Sufrágio Universal e os movimentos de greve?

- por que Daens compara as palavras de Jesus Cristo às do Papa Leão XIII?

- o que acontece com o garoto, Jefke?

Escrevam este trabalho buscando analisar ao filme, refletindo de maneira crítica sobre o seu contexto e buscando fazer uma ponte, uma relação e um diálogo com os conteúdos trabalhados em sala.

Esta atividade deve ter, no máximo, 3 ou 4 laudas (de 3 a 4 páginas).

A capa deve conter as informações necessárias sobre os integrantes do grupo, data, um título criado pelo grupo e, claro, um bom texto, com uma boa introdução, desenvolvimento e um bom fechamento para a discussão que o grupo venha realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.