terça-feira, 23 de outubro de 2012

DP de Sociologia - professor: Gonçalo - 2o. Colegial.

DATA PARA ENTREGA: 19-11-2012

Essas questões buscam proporcionar a reflexão e avaliar a compreensão sobre alguns dos temas mais relevantes do nosso curso de Sociologia do ano de 2011, na E.E. Prof. Andronico de Mello. Para responder às questões, recorra às suas anotações de sala de aula, aos Cadernos do Aluno (Apostilas), sobretudo, volumes I e II. Se utilizarqualquer fonte diferente dessas, acima mencionadas, indique corretamente a fonte das informações utilizadas, e não copie, em hipótese alguma, qualquer conteúdo, sem realizar as devidas informações e citações.

1)      O que entendes por DIVERSIDADE? Desenvolva o conceito abordando seus aspectos regional e nacional. Busque destacar pontos positivos e também negativos pertinentes à discussão sobre o tema.

2)      Como se dá a formação da diversidade? Desenvolva trabalhando a questão do estrangeiro (segundo Georg Simmel), e dos diversos fluxos de deslocamento humano (migrações).

3)      Que tipos de conflitos e tensões decorrem desses contextos que se formam? (lembrar dos “estabelecidos e dos outsiders”, de Norbert Elias).

4)      Explique, em um texto dissertativo, entre 15 e 25 linhas, quais as relações e as conexões entre cultura, sociedade e comunicação. Como podemos relacionar essa discussão à questão do consumo versus o consumismo e a criação e invenção de um certo tipo de felicidade (que, como sabemos, é relativa)

5)      Escreva um texto dissertativo (15 a 25 linhas) discutindo a importância do trabalho para a sociedade; trabalho versus emprego; divisão social do trabalho e da manufatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.